Blocos virtuais de construção. É mais ou menos assim que se pode definir o Minecraft, game adquirido pela Microsoft em 2014 por 2,5 bilhões de dólares. O jogo permite criar casas, edifícios, monumentos e até naves espaciais, tudo em escala real. A diversão de muitas crianças e jovens já chegou a diversas escolas e está sendo usada para trabalhar conteúdos de ensino em cerca de 40 países.
Trata-se um jogo do gênero "sandbox", quer dizer, de cenário aberto, que tem como princípio uma dose de interatividade. "É um jogo inspirado no Lego. Os personagens e cenários digitais do Minecraft são construídos por peças em formato de cubo, o que lhes conferem um aspecto 3D. E cada avatar constrói suas narrativas dentre as histórias possíveis", explica Cláudio Lúcio Mendes, professor do Departamento de Educação da Ufop (Universidade Federal de Ouro Preto) e autor do livro "Jogos Eletrônicos: Diversão, Poder e Subjetivação" (editora Papirus).
Criado em 2011, o game vendeu mais de 54 milhões de cópias até a metade do ano e possui uma versão exclusiva para educadores, o MinecraftEDU, criado por professores para ser usado em sala de aula, com ferramentas específicas para ensinar conteúdos escolares.
O MinecraftEdu é a colaboração de uma pequena equipe de educadores e programadores dos Estados Unidos e da Finlândia . Estamos trabalhando com a Mojang AB da Suécia , os criadores do Minecraft, para tornar o jogo acessível e acessível para as escolas em qualquer lugar. Também criamos um conjunto de ferramentas que facilitam o desbloqueio do poder do Minecraft na SUA sala de aula .
Embora seja um jogo de competição, o Minecraft requer a colaboração entre os jogadores. Também são colocadas em cena a criatividade, a necessidade de planejamento de ações futuras e a importância de disciplina para obter sucesso.
O jogo está sendo usado para ensinar mais do que apenas conhecimentos de informática. Facilmente se presta a explorações científicas, tecnológicas, de engenharia e matemática ( STEAM ). Além disso, os professores de idiomas estão fortalecendo as habilidades de comunicação, os professores de educação cívica estão explorando o funcionamento das sociedades e os professores de história estão fazendo com que seus alunos recriem civilizações antigas. Não é exagero dizer que o único limite é a imaginação !
Ver

Nenhum comentário